Por que investir em Cannabis Medicinal para uso veterinário?
O primeiro medicamento à base de Cannabis – o Sativex – obteve registro regulatório e autorização de marketing pela agência europeia EMA em 2018, seguido pelo Epidiolex, autorizado pelo FDA em 2019. Hoje, existem inúmeros novos medicamentos em estudos clínicos humanos autorizados pelo FDA (clinicaltrials.gov). Mais de 23 países autorizam a comercialização de remédios para doenças como a epilepsia, esclerose múltipla, mal de parkinson, glaucoma e diversas outras condições médicas que têm alto grau de resposta ao tratamento com canabidiol, bem como outros componentes da planta, sem os efeitos colaterais agressivos de tratamentos comumente utilizados.
Saúde animal
Nenhum medicamento é aprovado para uso veterinário pelo FDA, mas já são amplamente comercializados como suplementos (sem rigor técnico e validação) ou produtos ao consumidor. A confirmação dos benefícios terapêuticos do Canabidiol para diversas condições em saúde animal está descrita em centenas de artigos publicados em revistas médicas peer-reviewed, dentre os quais destacamos aqui algumas referências (links).
Cannabis Medicinal para tratamento
veterinário no Brasil
No Brasil, são cerca de 15 medicamentos canábicos para humanos aprovados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Quanto aos animais, a realidade brasileira ainda é bem diferente. Apesar dos inúmeros benefícios comprovados para os pets, desde o alívio da dor à convulsão até tratamento de cinomose e câncer, ainda não há medicamentos da classe aprovados para prescrição por médicos veterinários. Mesmo assim, tutores de todo o país lutam e conseguem autorizações excepcionais, já que, muitas vezes, o canabidiol é muito mais efetivo que diversos medicamentos e ainda traz menos efeitos colaterais.
Avanço para a saúde dos Pets e economia brasileira
O avanço nas pesquisas da Vettiva é linha de frente no apoio à inovação e desenvolvimento de produtos e terapias para tratamento de milhares de animais no Brasil. O Brasil é o país com a segunda maior população de animais domésticos do mundo e o segmento pet comanda o principal crescimento de mercado nacional (CAGR 7.1%, 2017-2024*), com grande mercado para produtos inovadores.
Pretendemos ser uma referência nacional e distribuir os nossos medicamentos para vários países.